Casa Brasil
—
Casa Brasil é a tradução da cultura brasileira através de uma das suas maiores e mais históricas riquezas: o café. É um gesto simples e, ao mesmo tempo, poderoso: trazer o café como motivo e plataforma de promoção de uma cultura, muito além de clichês e estereótipos.
Casa Brasil é brasilidade autêntica, contemporânea e muito encantadora.
Por meio de relacionamentos construídos ao longo de décadas, a Casa Brasil trabalha diretamente com os principais produtores brasileiros, descobrindo e experimentando centenas de cafés a cada safra, para selecionar os melhores grãos para os blends e microlotes.
Toda essa matéria-prima é enviada diretamente para Austin, Texas, onde passa pelo processo de torrefação em pequenos lotes, antes de chegar nas xícaras de grandes apreciadores de café.
—
O Brasil é verde e amarelo, mas é muito mais que isso: é bossa, é originalidade, é vigor. Assim, à tradicional dupla de cores que são a brasilidade em sua mais pura forma,
a Casa Brasil mistura o rosa, a Mangueira com samba do pé, um certo atrevimento corajoso que todo mundo conhece e admira.
Os grafismos que compõem a identidade visual da Casa Brasil nascem do movimento, porque o Brasil é, também, a sua forma: esse país imenso, as paisagens e as curvas
que se espalham no mapa e enchem os olhos. Das dunas nordestinas às montanhas
de Minas Gerais, das plantações de café em curvas de nível aos traços soltos e inconfundíveis de Niemeyer e Burle Marx.
—
Além das referências de cores e texturas do país, as tipografias da Casa Brasil precisavam mostrar um toque brasileiro em suas formas. Ofelia e Silva são as tipografias de suporte da marca, criadas pela fundidora nacional Blackletra.
Inspiradas por arquétipos clássicos, ambas as fontes possuem forte personalidade e apelo, com curvas e assimetrias inesperadas e cheias de presença.
—
Do coração da Amazônia ao Trópico de Capricórnio, das montanhas às selvas tropicais, as regiões cafeeiras do Brasil são tão diversas quanto os sabores que produzem.
As ilustrações da Casa Brasil buscam dar conta dessa riqueza e foram criadas para apresentar as regiões e seus produtos, a partir dos mapas de cada uma das áreas produtoras de café e dos retratos dos produtores responsáveis pelas plantações dos microlotes.
—
Uma identidade rica e cheia de potencial é o ponto de partida para uma comunicação contínua e instigante. Partindo das embalagens e de todos os desdobramentos da Casa Brasil, o projeto de web é uma tradução dessa linguagem consolidada.
Seguindo a linha das cores, formas e texturas brasileiras, apresenta-se online todos os detalhes do processo, desde as informações sobre a Casa Brasil até a compra dos cafés no site. Além disso, com a proposta de levar ainda mais a cultura brasileira para o exterior, a marca propõe playlists mensais no Spotify e posts recorrentes no Instagram.
—
Direção de Criação: Paula Cotta e Renata Polastri.
Criação: Bárbara Luppi, Eduardo Araújo, Gabriel Figueiredo, Helen Alves,
Letícia Naves, Luíza Máximo, Paula Cotta, Renata Polastri.
Criação: Bárbara Luppi, Eduardo Araújo, Gabriel Figueiredo, Helen Alves,
Letícia Naves, Luíza Máximo, Paula Cotta, Renata Polastri.
Ilustração: Thiago Neumann.
Fotos: Rafael Motta.
Fotos: Rafael Motta.